receita - risoto de Cogumelos (meu favorito!)

| |

Oi pessoal, como vão? Gostaram do novo layout? Fazia muito tempo que eu não mexia com html, mas por sorte eu tinha um template bem bonitinho salvo de um blog antigo meu que eu só cheguei a postar uma vez. Daí eu fiz algumas alterações básicas e consegui deixar do jeitinho que eu queria :) ainda falta colocar algumas coisas, mas quando eu tiver tempo termino.

Como vocês puderam ver no ultimo post, eu tô bem pra baixo. Queria começar a fazer terapia, até arrumei o contato de uma psicóloga que parece ser maravilhosa. Mas por conta da pandemia ela só está fazendo atendimento online e eu não sei se me sentiria à vontade dessa forma, acho que teria medo das pessoas aqui em casa escutarem a conversa.

Não sei se vocês sabem, mas eu fui vegetariana por 4 anos. Não digo mais que sou porque senti que estava sendo um obstáculo pra mim em relação à confraternizações e tudo o mais, era foda ter que beber suco enquanto todos os meus amigos comiam porque nos lugares que íamos não haviam opções vegetarianas. Mesmo agora que tô morando na capital é complicado encontrar opções vegetarianas. Então foi apenas por conta dessas situações que eu decidi não usar mais o “rótulo”, apesar de não gostar de carne (eu fico até com ânsia depois de comer) e só comer em 
último caso.




Ontem fui ao mercado com minha irmã mais velha comprar ingredientes pra fazer um risoto hoje à noite e aproveitar o clima frio e chuvoso com um vinho. Eu ando muito mal e esse é o meu prato favorito, então dei a ideia e ela topou. 




Então chega de enrolar e vamos à receita:

Photobucket Ingredientes:

  • Arroz carnaroli (arroz para risoto)
  • 300g de cogumelo paris
  • 1/2 cebola
  • 1 copo americano de vinho branco
  • 1 tablete de caldo de legumes (mas se o caldo for caseiro tenho certeza que fica ainda mais gostoso!)
  • Queijo grana padano ralado à gosto (pode substituir por parmesão)
  • 1 colher de manteiga





PhotobucketAntes de começar a receita, coloque um caneco ou uma panela com água e o tablete de caldo de legumes para ferver. Esse caldo vai ficar no fogo durante toda a receita, pois ele será usado para cozinhar aos poucos o arroz e por isso precisa estar quente.


PhotobucketPrimeiro, refogue a cebola (cortada em cubinhos pequenos) e os cogumelos no azeite e manteiga (o azeite demora mais para queimar que a manteiga, eles meio que se completam). Reserve em um recipiente.

PhotobucketNa mesma panela, coloque uma xícara e meia de arroz e frite-o um pouquinho. Adicione o vinho.

PhotobucketQuando o vinho começar a reduzir, comece a adicionar o caldo. Uma ou duas conchas por vez. Vá adicionando mais conforme for secando. 

PhotobucketMexa sempre! O arroz solta amido quando é mexido, e isso vai fazer com que ele fique cremoso.
Photobucket Quando o arroz estiver al-dente, adicione o refogado de cogumelos e misture. Desligue o fogo, deixando um poquinho de caldo para que o risoto fique cremoso e não muito seco.

Photobucket Misture o grana padano ralado.



Photobucket Adicione uma colher de manteiga (não precisa misturar), tampe a panela e deixe o risoto dar uma descansadinha por uns dez a quinze minutos.

Photobucket Depois é só servir! ;)



Espero que tenham gostado da receita, é um dos meus pratos preferidos! Me avisem se resolverem fazer!

4 comentários:

  1. Oi, Ana, eu também gosto muito de risoto de cogumelo e compartilho do favoritismo. Adorei a receitinha ilustrada com os gifs, essa postagem toda tá bem lindinha. Eu estou na transição para o vegetarianismo, me sentindo mais leve porque estou há mais de mês sem comer carne.

    Esse lay tá a coisa mais linda ♥ Te desejo forças, viu? Espero de coraçãozinho que logo logo isso passe e você se sinta mais leve e fique bem. Um beijo e uma ótima semana para você! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fico muito feliz que você gostou!
      Vegetarianismo é tudo de bom, parabéns pela iniciativa ♥

      Muito obrigada pelo apoio, uma ótima semana para você também!! ♥♥

      Excluir
  2. Nunca fiz risoto de cogumelo ma só de ver fiquei com fome e acho que vou fazer algum dia. Fui vegetariana por um bom tempo, inclusive.

    Cordialmente, Amanda || https://occhiolismus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nalu!
    Nossa, meu sonho ser vegetariana, mas eu gosto bastante de carne UAHSUAHS Mas eu estou tentando diminuir! E não só o consumo de carne, mas tudo de origem animal (leite, ovo, peixe, etc). Quem sabe um dia eu consiga, né.

    AMO risotto! Já fiz um com camarão e outro com queijo, e espero fazer esse com cogumelos logo :) Se eu fizer, venho contar se ficou bom.

    Beijo

    ResponderExcluir

« »